Diretor da OMS diz que surto de ebola na República Democrática do Congo está se estabilizando

Um surto fatal de ebola na República Democrática do Congo está se estabilizando, dando motivos para otimismo cauteloso, disse o diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta sexta-feira (8).

“Está estabilizando. Estamos otimistas, cautelosamente otimistas”, disse o diretor da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, à Reuters.

Ele disse que viajará à República Democrática do Congo no domingo (10) para checar o progresso após um mês de surto, e disse que também irá ao país vizinho República Centro-Africana como parte de um esforço para reforçar sistemas de saúde no frágil e pobre país.

O vírus fatal matou 27 pessoas desde que o surto começou em abril, e houve outros 62 casos, dos quais 38 foram confirmados em laboratório. Outros 14 são prováveis casos de ebola, e mais 10 pessoas estão sob suspeita.

Ebola: doença atinge República Democrática do Congo (Foto: Alexandre Mauro/G1)

Em contraste a surtos anteriores de ebola, trabalhadores de saúde agiram rapidamente para impedir que o vírus se espalhasse ao vacinar todos que tiveram contato com pacientes de ebola, e todos que tiveram contato com esses contatos primários.

Usando a vacina para proteger pacientes quase com certeza diminuiu a propagação da doença, disse o vice-diretor-geral da OMS para Preparação de Emergência e Resposta Peter Salama durante coletiva de imprensa na sede da OMS em Genebra.

Deixe um comentário

Fale conosco

Endereço: Praça Pedro Rabelo de Matosnº 08, Centro, Paripiranga (BA)

Fone: (75) 3279-2135

Anuncie

Anuncie sua marca na rádio e no site. Entre em contato.

Participe via whatsapp

(75) 99814-7184