Governo do Estado realiza reunião para discutir ações contra a seca na região

Na tarde desta quarta-feira (29) ocorreu uma reunião no auditório da Casa Civil, na sede da Governadoria em Salvador, onde foram discutidas medidas para enfrentar os problemas causados pela estiagem e perda de safra. Além dos secretários estaduais Carlos Melo (Casa Civil) e Jeandro (SDR), a reunião contou com as presenças da deputada estadual Fátima Nunes (que idealizou e mobilizou a reunião), do Diretor da CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional), Wilson Vasconcelos, do Superintendente da Defesa Civil, Paulo Sergio Luz, e de técnicos do Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), da CERB (Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia) e da EMBASA.

Depois da exposição do quadro da estiagem e da perda de safra pelos técnicos, foram apresentados os investimentos feitos nos últimos anos pelo governo estadual na região e as medidas a serem tomadas junto aos municípios atingidos pela estiagem. Entre as ações estão a liberação urgente do seguro safra dos agricultores familiares e a implementação da “Operação Água Potável” que buscará abastecer com carro pipa a população dos municípios com “Situação de Emergência” já reconhecida.

Presente na reunião ao lado do secretário de administração geral Antonio Carregosa (Toninho), o prefeito Justino Neto falou do grave problema de falta de água nas regiões atendidas pela EMBASA, inclusive na sede, e da necessidade de se completar a extensão de rede para localidades ainda não atendidas como Cabeça da Serra de Juju, Pau de Colher, Lagoa da Vaca, Raso da Cabeça da Serra e Cajueiro. “É difícil pra mim como gestor ver o sofrimento da população com a falta de água na torneira, isso agrava o problema do abastecimento no município que já está sendo atendido por carro pipa da prefeitura em muitos povoados”, disse o prefeito em sua intervenção.

Atenta ao apelo do prefeito, a EMBASA se comprometeu em melhorar o abastecimento no município, principalmente a médio e longo prazo quando serão feitos investimentos na adutora que atende Paripiranga. A Defesa Civil Estadual, por sua vez, deve iniciar nos próximos dias as operações em Paripiranga para abastecer a população com carros pipa.

Fonte: Prefeitura Municipal de Paripiranga.

Deixe uma resposta

Fale conosco

Endereço: Praça Pedro Rabelo de Matosnº 08, Centro, Paripiranga (BA)

Fone: (75) 3279-2135

Anuncie

Anuncie sua marca na rádio e no site. Entre em contato.

Participe via whatsapp

(75) 99814-7184