Meteorito lunar de 5,5 kg vai a leilão nos EUA

Um meteorito de origem lunar de 5,5 quilos descoberto no noroeste da África no ano passado está sendo leiloado nos Estados Unidos. A casa de leilões RR Auction, sediada em Boston, espera que ele seja vendido por US$ 500 mil ou mais. Os lances continuam até esta quinta-feira (18).

É “um dos meteoritos mais importantes disponíveis para aquisição em qualquer lugar do mundo”, e um dos maiores pedaços da Lua já colocados à venda, diz a RR Auction.

A rocha nomeada com o código NWA 11789 e apelidada de “Buagaba” foi encontrada no ano passado em uma área remota da Mauritânia, mas provavelmente mergulhou na Terra há milhares de anos.

O meteorito é na verdade composto de seis fragmentos que se encaixam como um quebra-cabeça. A maior dessas peças pesa cerca de 3 quilos.

A maioria dos meteoritos lunares encontrados é do tamanho de uma noz ou de uma bola de golfe, disse Geoff Notkin, CEO da Aerolite Meteorites, que está vendendo a pedra.

“Assim que vimos isso, sabíamos que era extraordinariamente incomum”, disse.

É também um dos poucos meteoritos lunares conhecidos com o que os especialistas chamam de “crosta de fusão parcial”, causada pelo forte calor que queima a rocha à medida que ela desce pela atmosfera.

Outra coisa que o torna diferente da maioria dos meteoritos é que ele é “não-pareado”. Às vezes, diferentes partes do mesmo meteorito são descobertas em momentos diferentes, e esses exemplos são conhecidos como “pareados”. Um meteorito “não-pareado” é mais cobiçado pelos colecionadores e, às vezes, mais valioso para a ciência.

“Esta é a única maneira de um colecionador particular colocar as mãos em um pedaço da Lua, porque as rochas trazidas pelos astronautas são propriedade do governo dos EUA”, disse Robert Livingston, vice-presidente executivo da RR.

Fonte: G1

Deixe uma resposta

Fale conosco

Endereço: Praça Pedro Rabelo de Matosnº 08, Centro, Paripiranga (BA)

Fone: (75) 3279-2135

Anuncie

Anuncie sua marca na rádio e no site. Entre em contato.

Participe via whatsapp

(75) 99814-7184