Protestos em defesa da Educação acontecem nesta quarta-feira; em Salvador, ato será no Campo Grande

Manifestações sobre a Educação e a Previdência acontecem hoje (15). Em Salvador, ato será a partir das 9h no Campo Grande.

Os protestos desta quarta-feira (15) contra o corte orçamentário das universidades e a reforma da Previdência estão marcados para acontecer em todo país. Em Salvador, o ato será a partir das 9h, no Campo Grande, de onde os manifestantes seguirão até a Praça Castro Alves.

Professores das redes pública e privada devem aderir a greve, que foi convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

O objetivo do protesto, de acordo com os organizadores, é destacar a importância das universidades no ensino, na pesquisa e na prestação de serviços à sociedade.

As manifestações são motivadas pelos cortes e bloqueios orçamentários anunciados pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub. O bloqueio total de verbas, até agora, é de R$ 7,4 bilhões, incluindo recursos para todas as etapas de ensino, da educação infantil à pós-graduação, que foram reduzidos ou congelados. A medida inclui verbas para construção de escolas, ensino técnico, bolsas de pesquisa e transporte escolar.

O valor chega a R$ 2 bilhões nas universidades federais, o que representa 30% da verba discricionária, o que não inclui salários, por exemplo. Weintraub disse ontem (14) que não descarta novos bloqueios no orçamento da pasta após previsão de crescimento menor da economia.

Mais de 800 mil alunos da rede estadual terão as aulas suspensas. Já na rede municipal serão afetados cerca de 140 mil alunos de 434 escolas.

FONTE: Varela Notícias

Deixe uma resposta

Fale conosco

Endereço: Praça Pedro Rabelo de Matosnº 08, Centro, Paripiranga (BA)

Fone: (75) 3279-2135

Anuncie

Anuncie sua marca na rádio e no site. Entre em contato.

Participe via whatsapp

(75) 99814-7184