Reuniões diárias de até quase quatro horas moldam a Seleção Brasileira na Copa do Mundo

O que fazer sem Douglas Costa? Como elevar o rendimento de Willian? E Firmino, receberá uma chance desde o início? Como resolver a questão dos pendurados? A seleção brasileira que entrará em campo nesta quarta-feira, contra a Sérvia, não é definida apenas nos treinamentos em campo. Muita coisa, mesmo, é decidida entre quatro paredes.

“Reunião amanhã às 10h30”.

Já é noite em Sochi quando chegam mensagens nos celulares da comissão técnica confirmando o horário do encontro da manhã seguinte. Eles são diários e já chegaram a durar quase quatro horas – 3h45, mais precisamente. É numa sala do luxuoso resort russo que Tite e seus auxiliares planejam o dia a dia da seleção brasileira.

Possíveis mudanças, problemas, soluções, tudo é conversado nessas reuniões.

O período entre jogos é definido de trás para frente. Por exemplo, para a partida desta quarta, a comissão determinou primeiro o treino de terça, e depois foi regredindo até montar a primeira atividade, mais leve, de recuperação.

Mas mesmo com essa programação de prazo maior, cada dia de trabalho exige ajustes para o próximo, baseado em alguma deficiência tática ou técnica apresentada em treino ou no índice de desgaste apontado a jogadores específicos.

Coutinho tem enchido os olhos no meio, mas o setor preocupa Tite (Foto: REUTERS/Max Rossi)

Uma peculiaridade intensificou a necessidade de conversas mais longas entre uma rodada e outra: os três adversários da primeira fase são completamente diferentes em ideias e sistemas de jogo. A comissão técnica vê pouco a aproveitar dos duelos anteriores para esse diante dos sérvios. Na verdade, o maior parâmetro, por semelhanças dos rivais, vem da vitória por 2 a 0 sobre a Croácia, em amistoso disputado no dia 3 de junho.

Tite está feliz com o desempenho defensivo da seleção brasileira, tanto nos momentos em que a equipe se compactou e protegeu junta a meta de Alisson, como naqueles de ousadia, em que Thiago Silva, Miranda e Casemiro seguraram contra-ataques, e com o volume de jogo no último terço de campo, quando lampejos geniais de Neymar, Coutinho e companhia garantem um bom número de oportunidades de gol.

Mas o meio-campo tem incomodado um pouco o treinador. Ali na região de criação, de construção, ele ainda tenta encontrar uma alternativa, um jogador ou uma movimentação, que melhore o desempenho.

Comissão técnica da Seleção conversa em campo (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Além dessa reunião maior, há outras setorizadas. Os analistas de desempenho, por exemplo, costumam invadir madrugadas separando imagens e dados para levarem às reuniões. Não há limite para a quantidade de informações pedidas e usadas por Tite.

Quanto mais eles levam, mais o técnico quer.

Em média, cada reunião dessas pela manhã dura cerca de duas horas, mas o debate/embate estimulado por Tite pode fazê-la se estender. O tempo recorde foi de 3 horas e 45 minutos. Divergências são bastante frequentes.

À medida em que o jogo se aproxima, a comissão técnica também vai finalizando o material sobre o adversário, a ser mostrado para os jogadores.

Veja informações da seleção brasileira para a partida contra a Sérvia:

Local: estádio do Spartak, em Moscou
Data e horário: quarta-feira, às 15h (de Brasília)
Escalação: Alisson, Fagner, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro; Paulinho, Philippe Coutinho, Willian e Neymar; Gabriel Jesus. Técnico: Tite
Pendurados: Casemiro, Coutinho e Neymar
Desfalques: Danilo (lesão no quadril) e Douglas Costa (lesão muscular na coxa esquerda)
Arbitragem: Alireza Faghani, auxiliado por Reza Sokhandan e Mohammed Mansouri (todos do Irã)
Transmissão: TV Globo (narração de Galvão Bueno; comentários de Casagrande, Ronaldo e Arnaldo Cézar Coelho; reportagens de Tino Marcos, Mauro Naves e Marcelo Courrege), SporTV (narração de Milton Leite; comentários de Muricy Ramalho, Maurício Noriega e Petkovic; reportagens de Eric Faria e Marcelo Courrege) e GloboEsporte.com
Tempo Real: GloboEsporte.com, a partir de 13h

Fonte: Globo Esporte.

Deixe uma resposta

Fale conosco

Endereço: Praça Pedro Rabelo de Matosnº 08, Centro, Paripiranga (BA)

Fone: (75) 3279-2135

Anuncie

Anuncie sua marca na rádio e no site. Entre em contato.

Participe via whatsapp

(75) 99814-7184