Líder de um movimento antimáscara nos Estados Unidos, Caleb Wallace, de 30 anos, morreu de Covid-19 no último sábado (28).
Segundo informações da imprensa americana, Caleb preferiu não fazer o teste de diagnóstico ou procurar ajuda médica quando apresentou os primeiros sintomas. Ele teria tomada vitamina C, ivermectina, zinco e ácido acetilsalicílico, medicamentos ineficazes contra a Covid-19, segundo cientistas.
O homem foi internado em um hospital no Texas quatro dias depois. Na semana seguinte, Caleb teve uma piora no quadro e ficou inconsciente. “Ele era tão cabeça-dura. Não queria ir ao médico, porque não desejava fazer parte das estatísticas dos exames de detecção de Covid”, disse a esposa, Jessica Wallace.
Em vídeos publicados na internet, Caleb criticava a realização de testes por causa do “alto número de falsos positivos”.
Ele também organizou protesto conta o fato de “o governo controlar nossas vidas” ao se referir aos protocolos e medidas de prevenção à Covid. Em eventos, Caleb dizia que o uso obrigatóriode máscara feria o direito à liberdade individual dos cidadãos, “com poucas evidências de eficácia”.
“Eu me preocupo mais com a liberdade do que com a saúde de cada um”, disse durante pronunciamento, em novembro de 2020.
Fonte: Bahia Notícias