Escolas combatem obesidade infantil com medida simples: correr

O que podemos fazer para combater a obesidade infantil? Colocar as crianças para correr. Como? Colocando as crianças para correr. Essa foi a ideia de Elaine Wyllie, uma diretora de escola na Escócia, hoje aposentada. O ano era 2012 e ela estava preocupada com a falta de condicionamento físico dos alunos. Elaine então determinou que, por um mês, haveria um intervalo diário de 15 minutos dedicado à corrida, que seria feita pelas crianças no pátio ou gramado da escola. Custo: zero. A ideia deu tão certo que se transformou em um programa de combate à obesidade atualmente adotado por mais de 3.600 escolas, distribuídas em mais de 30 países – mais de 1.200 delas estão na Inglaterra. O programa recebeu o nome de Daily Mile – algo como “milha diária” em tradução livre do inglês -, que é mais ou menos a distância que as crianças percorrem durante o trote: 1.600 metros.

No último dia 10, as Universidades de Edimburgo e Stirling divulgaram um estudo conjunto que verificou a eficácia da medida. Os especialistas trabalharam com duas escolas na Escócia, com a participação de 391 alunos de idades entre 4 e 12 anos. Cada criança foi submetida a uma avaliação no início e no final do ano letivo. Porém, uma escola implementou o Daily Mile, enquanto os alunos da outra escola seguiram com o currículo habitual. As crianças usaram acelerômetros para registrar tanto os minutos diários médios de atividade física de intensidade moderada a vigorosa, quanto o comportamento sedentário diário médio. Elas também tiveram a gordura corporal medida e o nível aeróbico avaliado em testes de corrida.

“Observamos um aumento relativo de 9,1 minutos por dia em termos de atividade moderada a vigorosa, e uma diminuição relativa de 18,2 minutos por dia em tempo sedentário. As crianças adeptas do programa de corrida fizeram, em média, 39,1 metros mais do que as outras, e sua composição corporal também melhorou”, disse Naomi Brooks, professora sênior na Faculdade de Esportes da Universidade de Stirling e uma das autoras do estudo.

Crianças; atividade física; exercício físico; brincadeira (Foto: Thinkstock)

“O Daily Mile tem um objetivo simples: ajudar as crianças a entrar em forma correndo rápido ou devagar, por alguns minutos, todo dia. Começou como um teste de um mês, mas os resultados foram surpreendentes logo no início. Ainda que muitas não completassem a corrida inteira, no prazo de quatro semanas quase todas conseguiram. E, igualmente importante, gostaram”, diz a idealizadora no site do projeto.

Ela conta que, em setembro daquele mesmo ano, nenhuma das 57 crianças do equivalente ao ensino fundamental na escola que dirigia foi classificada com sobrepeso. Além disso, os níveis de atenção e o comportamento nas aulas melhoraram e os pais disseram que seus filhos ficaram mais saudáveis, mais ativos e alertas.

Atualmente Elaine se dedica à divulgação do programa em escolas dentro e fora do Reino Unido. Apesar do custo baixo para implementar o Daily Mile, é preciso fazer atenção a alguns pontos, como, por exemplo, a segurança – possíveis estragos no piso devem ser reparados imediatamente – e a inclusão – crianças com dificuldade de locomoção ou vulneráveis devem participar, mas acompanhadas pelos professores. Além disso, é indicado que a escola inicie com a corrida, e não com caminhada – andar é permitido, mas apenas para tomar fôlego até retomar o passo rápido, ou se o calçado do dia não for adequado. Vale dizer que a competição não é estimulada, mas quando acontece por acordo das próprias crianças, é bem vista. Também é preciso se certificar de que a escola tem espaço para a corrida, além de dividir as turmas em turnos diferentes.

A versão 2 do projeto vai além da escola. O Daily Mile – Fit for Life (uma brincadeira de palavras que dá a entender algo como “apto para a vida”) é voltado para crianças a partir de 11 anos, jovens e adultos de qualquer idade. A ideia é transformar a Escócia na primeira nação a instituir a pausa de atividade física ao ar livre. Nesse caso, a caminhada também vale: o negócio é estimular escolas de ensino médio, universidades e empresas a tirar as pessoas da cadeira para se mexerem, todos os dias, por pelo menos 15 minutos.

Fonte: revistacrescer.globo.com

Deixe um comentário

Fale conosco

Endereço: Praça Pedro Rabelo de Matosnº 08, Centro, Paripiranga (BA)

Fone: (75) 3279-2135

Anuncie

Anuncie sua marca na rádio e no site. Entre em contato.

Participe via whatsapp

(75) 99814-7184