O periódico científico ‘Nature Communications’ publicou um estudo no último dia 9 de fevereiro revelando a descoberta de um novo tipo de coronavírus encontrado em morcegos na Tailândia. Denominado RacCS203, o vírus compartilha 91,5% de seu material genético com o SARS-CoV-2, causador da Covid-19.
De acordo com cientistas responsáveis pelo estudo, o vírus não pode ser transmitido diretamente de morcegos para humanos, mas pode ser contagioso se infectar um hospedeiro intermediário, a exemplo do pangolim.
Foram coletadas amostras em 100 morcegos Rhinolophus acuminatus em junho de 2020. Os cientistas também testaram dez pangolins, entre fevereiro e julho do ano passado, para verificar o potencial de um hospedeiro intermediário na transmissão do vírus para humanos.
A pesquisa indica que o grupo dos coronavírus poder ser mais comum na Ásia. “Sem dúvida, se eu tivesse apenas uma chance de pesquisar agora, faria pesquisas no sudeste da Ásia, e não dentro da China”, disse Linfa Wang, virologista da Escola de Medicina da Universidade Nacional de Cingapura, que liderou o trabalho. Essa informações são da CNN Brasil.
Fonte: Varela Notícias