Soumya Swaminathan, cientista da Organização Mundial da Saúde (OMS), revelou nesta sexta-feira (26), que a vacina da ‘AstraZeneca’, produzida em Oxford, é a mais avançada em termos de desenvolvimento contra o novo coronavírus.
De acordo com Soumya, entre as 200 candidatas listadas como alternativa de combate ao coronavírus, a ‘AstraZeneca’ mostrou um maior potencial de imunização e outras 15 já entraram na fase de testes clínicos. Ainda de acordo com a cientista, a OMS mantém conversas com várias fabricantes chinesas, entre elas a Sinovac.
A possível vacina da ‘AstraZeneca’, feita em parceria com a Universidade de Oxford, está na Fase 3 de desenvolvimento e começou a ser testada nesta semana em voluntários brasileiros, em um estudo liderado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Já a chinesa Sinovac, deverá começar a ser testada no Brasil em julho, depois de a companhia fechar acordo com o Instituto Butantan, ligado ao governo do Estado de São Paulo. Se mostrar eficácia, o acordo pode levar à produção dela no país.
Fonte: Varela Notícias