Um motorista de um caminhão foi flagrado com 69 comprimidos de anfetamina [rebite] na divisa da Bahia com Alagoas neste domingo (6). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), o caso ocorreu na altura do km 101 da BR-423. Não foi informado em qual município aconteceu o fato. O rebite é proibido de ser vendido no país pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Depois de dar ordem de parada ao veículo de carga, modelo Vw/24.250 Cnc, os PRFs desconfiaram das atitudes do condutor e questionaram sobre a existência da substância. O homem tentou negar, mas os policiais acabaram encontrando 69 unidades da droga popularmente conhecida por ‘rebite’. O material estava escondido no compartimento da buzina do caminhão. A carga foi apreendida. Já o caminhoneiro se comprometeu, após lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência, a comparecer em audiência a Justiça Criminal para responder pela conduta flagrada.
Ainda segundo a PRF-BA, a Lei 13.103/15, a “Lei dos caminhoneiros”, prevê o intervalo de descanso obrigatório de motoristas de caminhão, ônibus e vans. Pela legislação, o motorista deve descansar 11 horas a cada 24 horas trabalhadas. A mesma normativa prevê que após dirigir 5 horas seguidas é obrigatório um intervalo de, no mínimo, uma hora para refeição.
O rebite é um estimulante do sistema nervoso central que causa impressão de diminuição da fadiga, de menos sono, perda de apetite e de aumento da capacidade física e mental.
Fonte: Bahia Notícias