A nuvem de gafanhotos vinda do Paraguai chegou à província de Santa Fé, na Argentina, no último dia 17, e pode chegar ao Brasil. O Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agro-Alimentar (Senasa), da Argentina, emitiu um alerta de perigo a fronteira com o Rio Grande do Sul.
A nuvem está sendo minitorada desde maio, e deve chegar à província de Entre Rios ainda nesta segunda-feira (22). Em um mapa de alerta compartilhado pela Senasa, mostra a faixa vermelha próxima a Região do Rio grande do Sul. De acordo com o governo argentino, o insetos não causam danos diretos aos humanos, apenas as plantações e pastagens.
O engenheiro agrônomo argentino Héctor Medina, afirmou à agência Reuters que, em aproximadamente um quilômetro quadrado de nuvem podem chegar até 40 milhões de insetos, e que em um dia consomem pastagens equivalentes ao que 2 mil vacas comem.
???La increíble invasión de langostas en el norte de Santa Fe: las imágenes
— Rosario3.com (@Rosariotres) June 18, 2020
La nube de insectos se registró al norte de Reconquista. Afirman que trató de algo "nunca antes visto". Especialistas señalan que se trata de "una plaga muy difícil de controlar". pic.twitter.com/8ehjgVNDZD
Fonte: Varela Notícias