Qual será a armadilha de Osorio para o Brasil nesta segunda-feira? O México vai atacar? Vai se fechar e apostar em contragolpes? O técnico é “esperto”, como elogiaram os brasileiros ao longo da semana, mas Tite e os auxiliares da Seleção também se mostram preparados.
Não é novidade – é praxe, na verdade – preparar alternativas para as situações que podem se apresentar. Isso, porém, foi muito destacado por Thiago Silva em entrevista coletiva na véspera da partida.
– Temos que encarar esse jogo com muita concentração e determinação. Tudo já foi passado, já temos o plano A e o plano B – disse o capitão da Seleção.
Sylvinho, auxiliar que participou da coletiva, seguiu o zagueiro:
– Também usamos estratégias diferentes, talvez com mudanças menores do que o México dentro do jogo. Não sabemos o que projeta a seleção mexicana, tudo vai ser realmente definido dentro de campo. Mas, como o Thiago falou, temos até um plano B.
No último teste antes da Copa do Mundo, foi posto em prática um plano C para conter o lateral-esquerdo austríaco Alaba, que aparecia a todo instante no “um contra um” com Danilo. Na segunda tentativa, o brasileiro subiu ao ataque para marcá-lo na origem de jogo. Não deu certo. A mudança que solucionou o problema foi deslocar Casemiro, geralmente mais preso à esquerda, para cobrir o lado oposto.
Linha de cinco?
Para esta segunda-feira, a comissão técnica brasileira acredita que o México começará o jogo com uma primeira linha de quatro, como na primeira fase, em que perdeu para a Suécia depois de derrotar Alemanha e Coreia do Sul. Mas não está descartada, entre a imprensa mexicana, a hipótese de uma linha de cinco defensores. Neste caso, o nome a mais poderia ser o do veterano Rafa Márquez, de 39 anos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2018/X/S/t2XzH5TyS0V6Avo0Uqtg/2018-06-17t194339z-1130281067-rc1e9b14c340-rtrmadp-3-soccer-worldcup-bra-swi.jpg)
Entrada de Firmino no lugar de um volante ajudou contra a Costa Rica (Foto: Reuters)
Independentemente do desenho tático, os 11 titulares de Tite não mudarão. O técnico confirmou sua equipe. Mas, como aconteceu no segundo tempo diante da Costa Rica, os pontas ganham ainda mais importância: em vez de tentar o jogo por dentro em alguns momentos, eles precisam se posicionar o mais perto possível da linha lateral para esticar a marcação e abrir espaços. Foi assim que (o hoje desfalque) Douglas Costa melhorou o time ao substituir Willian.
A entrada de mais um atacante (Firmino) no lugar de um volante (Paulinho), vindo de trás, foi outro plano de sucesso para aumentar a força ofensiva e superar o adversário.
FICHA TÉCNICA
Local: Arena Samara, em Samara
Data e horário: segunda-feira, às 11h (de Brasília)
BRASIL: Alisson, Fagner, Thiago Silva, Miranda e Filipe Luís; Casemiro; Paulinho, Philippe Coutinho, Willian e Neymar; Gabriel Jesus. Técnico: Tite
Pendurados: Casemiro, Coutinho e Neymar
Desfalque: Douglas Costa (lesão muscular na coxa direita)
MÉXICO: Ochoa, Alvarez, Salcedo, Ayala e Gallardo; Hector Herrera, Guardado e Layún; Lozano, Vela e Chicharito Hernández. Técnico: Juan Carlos Osorio
Pendurados: Hector Herrera, Layún e Gallardo
Desfalque: Hector Moreno (suspenso)
Arbitragem: Gianluca Rocchi, auxiliado por Elenito di Liberatore e Mauro Tonolini (todos da Itália)
Transmissão: TV Globo (narração de Galvão Bueno; comentários de Casagrande, Ronaldo e Arnaldo Cézar Coelho; reportagens de Tino Marcos, Guilherme Pereira e Eudes Júnior), SporTV (narração de Luiz Carlos Jr.; comentários de Lédio Carmona e Ricardinho; reportagens de Mauro Naves e Eric Faria) e GloboEsporte.com
Tempo Real: GloboEsporte.com, a partir de 9h
Fonte: Globo Esporte.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.