Uma equipe de mergulhadores retomou nesta terça-feira (10) a terceira etapa da missão para resgatar os últimos quatro meninos e seu técnico presos em uma caverna no norte da Tailândia desde 23 de junho. Nos dois primeiros dias de operação, oito meninos foram retirados do local. Eles estão internados, mas passam bem.
O objetivo da missão nesta terça, segundo um porta-voz oficial das operações, é deixar a caverna com as cinco pessoas, além de um médico e três fuzileiros navais que estão no local. Chove forte na região, o que pode elevar o tempo de resgate do grupo.
Mais quatro meninos foram retirados da caver Tham Luang, na Tailândia, subindo para oito o número de resgatados, na manhã desta segunda-feira (9), 2º dia das operações de salvamento.
Os quatro garotos passam bem e foram levados para o hospital da província de Chiang Rai, que fica a cerca de 70 km da caverna.
“Nós estamos muito felizes de resgatar mais quatro”, afirmou o governador da província de Chiang Rai e coordenador da célula de crise, Narongsak Osatanakorn.
Os nomes dos resgatados não foram divulgados oficialmente. As cinco pessoas que ainda estão nas galerias subterrâneas estão em bom estado de saúde.
A operação de resgate é bastante complexa e perigosa: as galerias subterrâneas estão completamente escuras. O grupo precisa atravessar um trecho inundado e depois percorrer outro com um relevo bastante acidentado. Alguns dos meninos não sabem nadar. Todos precisaram aprender técnicas de mergulho às pressas.
O resgate é uma corrida contra o relógio, devido à expectativa de chuvas fortes nos próximos dias, que podem voltar a inundar perigosamente as galerias subterrâneas.
Bom estado de saúde
Como os meninos passaram um longo período de jejum forçado, as autoridades temiam o estado de saúde deles. Porém, os oito primeiros resgatados chegaram à superfície em segurança e em bom estado de saúde.
Os quatro resgatados no domingo permanecem internados no hospital de Chiang Rai em quarentena para evitar possíveis infecções. As autoridades estudam liberar a visita dos pais, segundo a CNN. Os garotos estavam com fome e pediram para comer um prato à base de arroz.
Fonte: G1.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.